Sobre

Seja sempre bem-vindo(a)!

Cinco gerações escrevendo uma só história

Resistimos às modernizações e, com orgulho, mantemos as nossas tradições. Só conseguimos fazer isso porque a nossa família sempre esteve junto com os pequenos produtores locais e fregueses que nos prestigiam.

Nossa receita é simples:

respeitar e trabalhar

Nosso propósito

Somos uma mercearia tipicamente mineira. No popular, vendemos e compramos. Mas nessa simples e tão tradicional atividade, inserimos ingredientes que aprendemos com nossos antepassados: amor ao que fazemos e respeito a quem nos procura, dos nossos fornecedores aos nossos fregueses. Vendemos produtos que, na maioria das vezes, transportam sentimentos e viagens ao tempo. Produtos, em muitos casos, extintos do mundo moderno e competitivo pois são feitos, ainda hoje, manualmente por artesãos ou produtores rurais locais.

Valores

- Respeito
- Fé no trabalho
- Empenho para atender bem
- Simplicidade

Visão

Trabalhamos, todos os dias, sem jamais esquecer da responsabilidade que temos com nossas tradições. Temos consciência de que muitas das tradições estão em vias de extinção e, para mantê-las vivas, precisamos valorizá-las. Escutar o pequeno fornecedor e sempre oferecer um espaço é mais do que uma simples relação de troca, é o exercício do respeito é a prática do comércio justo e sustentável.

  • 1725

    Foi criada a freguesia de Itabira do Campo
  • 1894

    Fundação, por Manoel de Almeida
  • 1923

    Em 7 de Setembro de 1923, Itabira do Campo deixa de ser distrito de Ouro Preto e emancipa-se com nome de Itabirito tendo como São Gonçalo do Bação, Moeda, São José da Paraopeba e Boa Vista do Aranha como distritos.
  • 1938

    Além da sede, Itabirito ficou apenas com Rio das Pedras (atual Acuruí), São Gonçalo do Monte e São Gonçalo do Bação como distritos
  • 1990

    Início da Política Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Itabirito. (Itabirito, do tupi-guarani, significa "pedra que risca vermelho". Uma referência ao minério tão presente na região).
  • 2016

    A Mercearia Paraopeba foi analisada pelo Conselho Deliberativo e Consultivo Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito.

Família Paraopeba

Uma trajetória longa, escrita no dia a dia, com
muito trabalho e respeito.

Sr Juca

Sr Juca

Roninho

Roninho

Josimar

Josimar

AlaÍde

AlaÍde